quarta-feira, 31 de março de 2010

Notícia !

Carinho Resgata Auto-Estima de Idosos

Acadêmicas da Uniguaçu provam que a valorização pessoal pode melhorar a saúde dos idosos



O primeiro contato com os idosos do asilo Lar de Nazaré, “foi estranho. Eles eram muito fechados”, conta a acadêmica do 4o período de enfermagem, Daiane Barbosa. Barbosa faz parte do grupo que elaborou um projeto social para “promover a valorização do bem estar e melhorar a saúde dos idosos do asilo Lar de Nazaré”. Para elas, esta dificuldade em se relacionar que alguns idosos apresentaram se deve a carência “ninguém vai ver eles”, afirma Barbosa.
O grupo composto por cinco alunas do 4o período de enfermagem Cristiane Ap. Kerber, Dayane Barbosa, Silvia Campos, Thaís Jung e Valéria Tusset tem acompanhado os idosos desde agosto do ano passado. A cada 15 dias, em alguns sábados e feriados elas visitam os idosos e aplicam cuidados com a higiene das unhas, massagens nos pés e mãos, aferição de pressão arterial e corte de cabelos. “Isto levanta a auto-estima, elas mudam totalmente”, conta Barbosa.
Além disto, conversam com os idosos, promovem pequenos passeios com eles pelos corredores e pátio do asilo e fazem dinâmicas com espelho que buscam resgatar a auto-estima e orientam sobre hábitos de higiene. Com isto conseguem resgatar a auto-estima e conseqüentemente fortalecem o sistema imunológico e auxiliam na prevenção de doenças, já que eles passam a se cuidar mais. “ Eu me sinto orgulhosa e grata pelo o que estamos fazendo. Nós conseguimos fazer com que eles vivam momentos melhores.”, afirma a aluna Silvia Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário