terça-feira, 30 de março de 2010

Quando começa a Terceira idade ?


Os 65 anos são a entrada tradicional para a terceira idade, a última fase da vida. Entretanto, muitos adultos aos 65 anos - ou mesmo aos 75 ou 85 - não se sentem ou agem como "velhos". E, com o fim da aposentadoria universal obrigatória, tampouco deixam necessariamente de trabalhar.
As diferenças individuais tornam-se mais pronunciadas nos últimos anos. "Use para não perder" torna-se o mandato urgente tanto plano físico quanto no cognitivo. A maioria dos idosos desfruta de boa saúde física e mental, e embora algumas habilidades possam diminuir, as pessoas física e intelectualmente ativas podem manter-se muito bem na maioria dos aspectos e até mesmo melhorar sua competência. O funcionamento físico e cognitivo tem efeitos psicosociais, muitas vezes determinando o estado emocional do idoso e a capacidade de viver de maneira independente.
A morte torna-se uma preocupação inevitável nesse último capítulo da vida. Ao examinarmos como as pessoas de diferentes idades enfrentam a morte e o luto, vemos que ela é um elemento integrante do ciclo da vida e que compreender isso nos ajuda a compreender a integridade da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário