quarta-feira, 31 de março de 2010

Notícia !

Carinho Resgata Auto-Estima de Idosos

Acadêmicas da Uniguaçu provam que a valorização pessoal pode melhorar a saúde dos idosos



O primeiro contato com os idosos do asilo Lar de Nazaré, “foi estranho. Eles eram muito fechados”, conta a acadêmica do 4o período de enfermagem, Daiane Barbosa. Barbosa faz parte do grupo que elaborou um projeto social para “promover a valorização do bem estar e melhorar a saúde dos idosos do asilo Lar de Nazaré”. Para elas, esta dificuldade em se relacionar que alguns idosos apresentaram se deve a carência “ninguém vai ver eles”, afirma Barbosa.
O grupo composto por cinco alunas do 4o período de enfermagem Cristiane Ap. Kerber, Dayane Barbosa, Silvia Campos, Thaís Jung e Valéria Tusset tem acompanhado os idosos desde agosto do ano passado. A cada 15 dias, em alguns sábados e feriados elas visitam os idosos e aplicam cuidados com a higiene das unhas, massagens nos pés e mãos, aferição de pressão arterial e corte de cabelos. “Isto levanta a auto-estima, elas mudam totalmente”, conta Barbosa.
Além disto, conversam com os idosos, promovem pequenos passeios com eles pelos corredores e pátio do asilo e fazem dinâmicas com espelho que buscam resgatar a auto-estima e orientam sobre hábitos de higiene. Com isto conseguem resgatar a auto-estima e conseqüentemente fortalecem o sistema imunológico e auxiliam na prevenção de doenças, já que eles passam a se cuidar mais. “ Eu me sinto orgulhosa e grata pelo o que estamos fazendo. Nós conseguimos fazer com que eles vivam momentos melhores.”, afirma a aluna Silvia Campos.

Valorização do Idoso




Os idosos enfrentam muitas dificuldades na sociedade atual, como por exemplo o descaso da família pela sua idade no meio em que se encontram, pelo preconceito e até mesmo maus tratos.
As famílias de aproximadamente duas décadas atrás enxergavam os idosos diferentemente das famílias de hoje em dia, o modo de como eles eram vistos pelos familiares era pra eles uma pessoa com total sabedoria sobre a vida e disposta a passar esse conhecimento aos membros. Nessa família o idoso era valorizado porque ouviam e guardavam esses conhecimentos com seriedade, pois muitas das vezes necessitavam desse conhecimentos para a sua sobrevivência.
Nos dias atuais esses pobres tem como utilidade apenas em ajuda financeira ou Prestação de pequenos serviços do lar, isso realmente é muito triste, mais tambem chega a ser tão comum que algumas das vezes eles passam despercebidos desses pequenos detalhes porém muito importantes. Vamos mudar a nossa visão, um dia seremos idosos e concerteza iremos querer ser bem vistos, bem tratados, e com pessoas maravilhosas ao lado que nos dêem atenção, carinho e amor.

Vídeo

Envelheçer :)


O ser humano possuiu fases em sua vida. A primeira é quando é criança, recebe todos os cuidados possíveis para crescer com saúde. A segunda é quando se torna jovem, começa a ter mais responsibilidade pra amadureçer e crescer a cada ano. A terceira é quando se torna adulto, ai vem o trabalho, a responsabilidade aumenta. A última, é quando se torna idoso, a pessoa se torna frágil, começa a sentir dificuldades na vida, não possuiu mais aquela energia, o mesmo pensamento, as mesmas atitudes de quando era mais novo. Algumas pessoas na sociedade ás vezes não compreendem isso, e acabam "deixando de mão" uma pessoa que cuidou de sua vida inteira, que te deu todo carinho, atenção, conselhos, e elas acham que está é a melhor opção para o idoso seguir sua vida. Quando os seres humanos chegam nesta etapa da vida, eles voltam a ser nada mais nada menos do que crianças novamente, onde precisam de cuidados, assistência e tudo que venha a melhorar sua vida. Os idosos são mebros muito importantes para nossa sociedade, portanto, vamos começar a enxerga-los com outros olhos e não deixa-los abandonados.

terça-feira, 30 de março de 2010

Quando começa a Terceira idade ?


Os 65 anos são a entrada tradicional para a terceira idade, a última fase da vida. Entretanto, muitos adultos aos 65 anos - ou mesmo aos 75 ou 85 - não se sentem ou agem como "velhos". E, com o fim da aposentadoria universal obrigatória, tampouco deixam necessariamente de trabalhar.
As diferenças individuais tornam-se mais pronunciadas nos últimos anos. "Use para não perder" torna-se o mandato urgente tanto plano físico quanto no cognitivo. A maioria dos idosos desfruta de boa saúde física e mental, e embora algumas habilidades possam diminuir, as pessoas física e intelectualmente ativas podem manter-se muito bem na maioria dos aspectos e até mesmo melhorar sua competência. O funcionamento físico e cognitivo tem efeitos psicosociais, muitas vezes determinando o estado emocional do idoso e a capacidade de viver de maneira independente.
A morte torna-se uma preocupação inevitável nesse último capítulo da vida. Ao examinarmos como as pessoas de diferentes idades enfrentam a morte e o luto, vemos que ela é um elemento integrante do ciclo da vida e que compreender isso nos ajuda a compreender a integridade da vida.